Imigração, Refúgio e Terrorismo na Mídia: Associações, Responsabilizações e Medidas Restritivas

Autores

  • Sergio Luiz Cruz Aguilar Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp
  • Natália Barbieri Antunes Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC/SP)

Resumo

Nas últimas décadas, as migrações, refúgio e terrorismo ganharam destaque no cenário internacional. Esses termos muitas vezes são entrelaçados e erroneamente atribuídos. Nesse sentido, o objetivo do artigo é analisar através de categorias pré-estabelecidas as possíveis associações negativas, bem como a atribuições de culpa que podem ter sido derivadas em relação aos imigrantes. Para isso, foi utilizado como método de pesquisa a análise de conteúdo de notícias eletrônicas presentes nas versões online de jornais britânicos e norte-americanos no período de 2015 e 2016, além de fontes bibliográficas. O artigo indica a presença de associações negativas em relação aos imigrantes, a atribuição de culpa a imigrantes e governantes e uma possível influência desses aspectos nas medidas restritivas à imigração adotada na Europa e nos Estados Unidos nesse período.

Biografia do Autor

  • Sergio Luiz Cruz Aguilar, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp
    Livre Docente em Segurança Internacional. Professor Associado da UNESP, Campus de Marília-SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 
  • Natália Barbieri Antunes, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC/SP)
    Mestranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC/SP). Bacharel em Relações Internacionais pela UNESP. Consultora de imigração e mobilidade global. Bolsista da CAPES

Downloads

Publicado

2023-06-19