O CENÁRIO INTERNACIONAL, O MERCOSUL E A SUA VIA DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS

Autores

  • NATALY E. KONNO ROCHOLL FGV
  • ANTÔNIO WALBER MATIAS MUNIZ Universidade de Fortaleza
  • FERNANDA EDUARDO OLEA DO RIO MUNIZ USP

Palavras-chave:

Integração, Interesses, Mercosul.

Resumo

Integração. Sim, é possível a comunhão de interesses e unidade entre países. O cenário internacional contemporâneo se caracteriza pela interdependência, na qual o interesse nacional somente será contemplado caso os projetos de desenvolvimento, sob a égide integracional, possam de fato beneficiar à todos os países mercosulinos, pela concessão de políticas públicas comuns e integradas que expurguem os descumprimentos, estes inibitórios ao processo de integração. Vedam-se as restrições espúrias e injustificadas, eis que contrárias ao comércio intrazona. As limitações evidenciadas quanto à integração, exigem uma série de ajustes coordenados para evitar que operem como freio à esse processo.

 

Biografia do Autor

  • NATALY E. KONNO ROCHOLL, FGV

    Professora de Direitos Humanos e Direito do Comércio Internacional na FGV. Doutoranda pela UBA. Mestre em Direito e Relações Internacionais pela UniCEUB.

  • ANTÔNIO WALBER MATIAS MUNIZ, Universidade de Fortaleza

    Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Estudos Internacionais NEI/UNIFOR/FUNAG. Professor do CCJ da Universidade de Fortaleza atuando na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional. Pós-Doutor em Relações Internacionais pela UnB e Doutor pela USP. [email protected]

  • FERNANDA EDUARDO OLEA DO RIO MUNIZ, USP

    Doutoranda na USP/PROLAM. Bolsista CAPES. Especialista em Direito Internacional pela Unifor. Mestranda em Direito no PPGD da Unifor. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Internacionais NEI/UNIFOR/CNPQ.

Downloads

Publicado

2022-05-25