AS EVIDÊNCIAS DE VIOLÊNCIA DENTRO DO SISTEMA PRISIONAL FEMININO: OBSERVAÇÕES DO PRESÍDIO SANTA LUZIA À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

Palavras-chave:

Violência, Cárcere Feminino, Direitos Humanos.

Resumo

O presente trabalho busca realizar uma análise do sistema carcerário feminino alagoano, para identificação de violências praticadas no interior do sistema prisional, apresentando o atual método de aplicação de suas sanções, e as circunstâncias que ultrapassam as restrições de direitos para mulheres apenadas. Realizamos uma análise documental, utilizando o método quantitativo e qualitativo, a fim de traçar o perfil da mulher presa e a sua vivência no sistema carcerário alagoano, através de dados públicos, disponibilizados pelo Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança Pública, bem como o relatório da Comissão de Inquérito Parlamentar "“ "œCPI do Cárcere". Além desses dados públicos, diversas fontes bibliográficas primárias e secundárias, a fim de sedimentar os dados estatísticos apresentados de forma dedutiva. Assim, apresentamos elementos que consubstanciam tratamentos desiguais (não justificados) entre homens e mulheres encarceradas, além dos problemas decorrentes do crescimento da população carcerária feminina. Ao final, utilizando como referência o local a unidade prisional Santa Luzia, confirmamos os problemas nacionais descritos no âmbito nacional, em regra, decorrentes de incipientes políticas públicas que atendam as demandas inerente ao gênero abordado.

Biografia do Autor

  • Bruno Cavalcante Leitão Santos, Centro Universitário Cesmac
    Doutor em Direito pela PUCRS. Mestre em Direito Público pela UFAL. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa "Sistema penal, democracia e direitos humanos" e pesquisador do Grupo "Direito, contemporaneidade e transformações sociais" junto ao CNPq. Professor de Direito Penal no Centro Universitário Cesmac. Advogado.
  • Francisco de Assis de França Júnior, Centro Universitário Cesmac
    Doutorando e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Pós-graduado em Psicologia Jurídica e em Ciências Penais. Líder do Grupo de Pesquisa "Sistema penal, democracia e direitos humanos" e pesquisador do Grupo "Direito, contemporaneidade e transformações sociais" junto ao CNPq. Professor de Direito Penal e Criminologia no Centro Universitário Cesmac. Advogado. 
  • Jaciara Lays dos Santos, Centro Universitário Tiradentes - UNIT
    Graduada em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes UNIT. Membro Associada do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Membro do Laboratório de Ciências Criminais (2019/20), Membro do Grupo de Estudos avançados (2020/21). Membro do Grupo de Estudos Ciência Criminais e Direitos Humanos 2020.
  • Mirna Ludmila Lopes Castanha de Souza, Centro Universitário Cesmac

    Mestranda em Direito pelo CESMAC. Pós-Graduada em Direito Constitucional e Administrativo pelo CESMAC. Membro do Grupo de Estudos "Direitos Humanos, Democracia e Sistema Penal", vinculado ao CNPq.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigos