AS EMPRESAS TRANSNACIONAIS E OS PRINCÍPIOS ORIENTADORES SOBRE EMPRESAS E DIREITOS HUMANOS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

Autores

  • MARCELO BENACCHIO PUC/SP
  • PAULO DIAS DE MOURA RIBEIRO UNINOVE

Palavras-chave:

direitos humanos, empresas transnacionais, princípios orientadores, nações unidas.

Resumo

A presente pesquisa trata dos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos endossados pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas e sua aptidão para a regulação das atividades das empresas transnacionais no aspecto da violação e lesão aos direitos humanos. Será efetuada a análise das questões antecedentes à aprovação dos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, seguindo pelo estudo de sua estrutura e função. É verificado o Quadro Referencial "œProteger, Respeitar e Remediar" referentemente a princípios fundamentais em relação ao tema empresas e direitos humanos. Tratar-se-á do caráter voluntário da aplicação dos princípios, apresentando as críticas doutrinárias. Por fim, seguem as proposições conclusivas destacando o caráter inicial dos princípios diante de um processo de regulação da atuação das empresas transnacionais para a produção de riqueza, melhora da vida das pessoas e, principalmente, promoção e proteção aos direitos humanos.

Biografia do Autor

  • MARCELO BENACCHIO, PUC/SP

    Doutor e mestre pela PUC/SP.

    Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Direito da UNINOVE.

    Professor Titular de Direito Civil da FDSBC.

    Juiz de Direito em São Paulo.

  • PAULO DIAS DE MOURA RIBEIRO, UNINOVE

    Pós Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa. Doutor e mestre pela PUC/SP. Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Direito da UNINOVE.

    Professor Titular de Direito Civil da FDSBC.

    Coordenador Científico do Curso de Direito da UNISA

    Ouvidor Geral do Superior Tribunal de Justiça

    Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Edição

Seção

Artigos