Meta 5.5 da agenda 2030: o papel da mulher no desenvolvimento sustentável para o alcance da igualdade de gênero no âmbito político nacional

Autores

  • LOUISE EBERHARDT UFMS
  • ELISAIDE TREVISAM PUC/SP

Palavras-chave:

Igualdade de Gênero, Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é estudar de que forma o papel social da mulher se relaciona com o desenvolvimento sustentável no contexto atual nacional.

Metodologia: Adotou-se o método dedutivo, de pesquisa exploratória e descritiva, bibliográfica e documental, com uma análise temática por meio de obras, artigos científicos e legislações, para que haja a compreensão do tema.

Resultado: Resulta da análise da temática a consagração da igualdade de gênero na Agenda 2030 como uma conquista de grande relevância para que se trace um plano efetivo rumo ao desenvolvimento sustentável âmbito político brasileiro.

Contribuição: Realizando uma análise sob a ótica de que o combate à desigualdade de gênero é uma pauta fundamental para que se alcance os ideais de sustentabilidade, analisa-se de que forma as Convenções Internacionais realizadas desde Estocolmo em 1972 contribuíram para a elaboração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, bem como, explicar de que forma a preservação ambiental e a igualdade de gênero são temas que se interligam na sociedade capitalista e patriarcal.

Biografia do Autor

  • LOUISE EBERHARDT, UFMS

    Mestranda em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós-Graduada em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 

  • ELISAIDE TREVISAM, PUC/SP

    Doutora em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direitos Humanos. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Professora Permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2022-03-03

Edição

Seção

Artigos