Confiança da geração z na inteligência artificial na avaliação de eventos históricos

Autores

  • MIKHAIL V. VINICHENKO Russian State Social University
  • GALINA YU. NIKIPORETS-TAKIGAWA Russian State Social University – Russia University of Cambridge, The Old Schools, Trinity Lane – U
  • ALEKSANDER A. OSEEV Lomonosov Moscow State University
  • SERGEY A. MAKUSHKIN Russian State Social University

Palavras-chave:

Digitalização, Inteligência artificial, Geração Z, Eventos históricos, Confiar em.

Resumo

Objetivo: O artigo considerou o grau de confiança de estudantes russos e eslovacos da geração Z (Geração Z) em inteligência artificial (IA) na avaliação de eventos históricos nas condições da sociedade digital.

Métodos: Os métodos empíricos básicos do estudo foram uma pesquisa sociológica e grupo focal realizado no contexto da pandemia de COVID 19 remotamente usando os recursos do Google Form online e plataforma de conferência em nuvem Zoom.

Resultados: O estudo constatou que a atitude da Geração Z em relação à IA no contexto da digitalização da sociedade é ambígua e contraditória, o que afeta o grau de confiança na avaliação de eventos históricos. O grau de confiança dos estudantes russos e eslovacos da geração Z nas questões gerais do uso da IA, a avaliação de eventos históricos pela IA geralmente coincidem em questões fundamentais e apresentam algumas contradições nas secundárias.

Conclusão: A análise dos dados da pesquisa mostrou que os alunos russos e eslovacos da geração Z têm uma atitude geralmente positiva em relação às informações históricas provenientes da IA. Diferenças no grau de confiança (não confiança) entre estudantes russos e eslovacos da geração Z na apresentação de informações históricas a eles pela IA, foram reveladas contradições na avaliação de eventos históricos individuais. A Geração Z desconfia da IA acreditando que a IA é perigosa para os seres humanos e não deve ser totalmente confiável em todas as questões de apresentação e avaliação de eventos históricos.

Downloads

Publicado

2022-03-03

Edição

Seção

Artigos