Entre manicômios e prisões: A imposição de uma limpeza social

Autores

Palavras-chave:

Limpeza social, Sistema Manicomial, Hospitais de Custódia, Sistema Prisional.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o perfil das pessoas confinadas em prisões e manicômios. Será que existe, sobre esse grupo, uma limpeza social sendo feita de forma discricionária? Inicialmente, serão destacados os contextos, convergentes em muitos pontos, das rotinas criadas em manicômios (atualmente conhecidos como hospitais de custódia) e em presídios, bem como os perfis sociais das pessoas confinadas. Após, o trabalho aduz a subtração das identidades próprias dos seres humanos, tornando-os moldes de uma (suposta) adequação humana, por meio da qual criam-se padrões de sanidade e de inocência criados para homogeneizar o "œsistema" humano. Este estudo analisa o modo de vida dos (ditos) doentes mentais e dos detentos, precipuamente, por meio de levantamento bibliográfico.

Biografia do Autor

  • Bruno Cavalcante Leitão Santos, Centro Universitário Cesmac
    Doutor em Direito pela PUCRS; Mestre em Direito Público pela UFAL; Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela UCDB; Líder do Grupo de Pesquisa "Sistema penal, democracia e direitos humanos" e pesquisador do Grupo "Direito, contemporaneidade e transformações sociais" junto ao CNPq; Professor no Centro Universitário Cesmac; Advogado.
  • Francisco de Assis de França Júnior, Centro Universitário Cesmac

    Doutorando e mestre pela Universidade de Coimbra (Portugal); Professor no Centro Universitário CESMAC (Maceió/AL); Líder do Grupo de Pesquisa "Sistema penal, democracia e direitos humanos" e pesquisador do Grupo "Direito, contemporaneidade e transformações sociais" junto ao CNPq; Advogado de defesa.

  • Graciella Cajá Dantas, Universidade Federal de Alagoas
    Mestranda em Direito Público pela UFAL. Pós-Graduanda em Direito Processual pela ESMAL. Graduada em Direito pelo Centro Universitário CESMAC (2019). Coordenadora Adjunta do IBCCRIM AL. Advogada.

Downloads

Publicado

2021-09-04

Edição

Seção

Artigos