A INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE DEFERIMENTO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Autores

Palavras-chave:

Recuperação judicial. Informação. Assimetria.

Resumo

O principal objetivo deste estudo é analisar a eficácia do Art. 51, da Lei de Recuperação e Falência, ao considerar a capacidade efetiva dos devedores em subsidiar o juízo acerca de sua situação de crise e investigar o resultado útil do processo (a recuperação do devedor). A presente investigação utiliza o método dedutivo, mediante a revisão bibliográfica de livros e artigos científicos, bem como documental, por meio da revisão de relatórios e jurisprudência sobre o tema. Como resultado da pesquisa, sobre a norma jurídica, exige-se, além de validade, o mínimo de eficácia. Neste aspecto, a Lei de Recuperação e Falência é uma norma válida, por outro lado, alguns dispositivos não apresentam o   mínimo de eficácia. Conclui-se que o procedimento recuperacional muitas vezes é deferido em razão do cumprimento legal; ou seja, do exaurimento do rol taxativo (Art. 51, da Lei de Recuperação e Falência), que na verdade confere a falsa ideia de eficácia e, por consequência, a falsa ideia de simetria informacional. O presente estudo contribui para o debate sobre o tema e expõe a ineficácia do Art. 51 da Lei de Recuperação e Falência.

Biografia do Autor

  • ALEX DE SOUZA ABREU, PUC-SP

    Mestrando em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Advogado especialista em Direito Empresarial (FGV). Associado da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) – [email protected].

  • DAMARES PEREIRA DE SOUZA, PUC-SP

    Mestrando em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Advogada – Especialista em Direito Penal (MPSP[email protected].

  • JOSÉ ALBERTO MONTEIRO MARTINS, UNICURITIBA

    Doutorando e mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo UNICURITIBA. Especialista em Direito Empresarial pela FGV e Universidade da Califórnia, Irvine - UCLA. Bacharel em Direito pela USP. Doutorando tutor e Colíder do Grupo de Pesquisa de Direito Empresarial e Cidadania do PPGD do UNICURITIBA. Coeditor da Revista Jurídica do UNICURITBA. E-mail: [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2246-7376.

  • DIRCEU PERTUZZATI, Uniopet
    Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Bacharel em Direito e Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito do Trabalho pela Escola de Advocacia do Paraná. Especialista em Direito pela Escola de Magistratura do Paraná. Professor e Coordenador do Curso de Direito do UniOpet – Curitiba - PR

Downloads

Publicado

2021-12-15

Edição

Seção

Artigos