A (DES)CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE EUROPEIA E A QUESTÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA E DA SOCIOLOGIA

Autores

  • Heron Abdon Souza Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Europa, História, identidade, imigração, Sociologia

Resumo

Apesar das tentativas de projeções de referências a um sentimento de pertencimento a uma identidade europeia, a conscientização coletiva continua tendo base eminentemente nacional na Europa. A própria noção de identidade nacional está em crise. O artigo propõe-se a analisar o processo de (des)construção de uma identidade europeia e a questão da identidade nacional sob as perspectivas da História e da Sociologia recorrendo a interdisciplinaridade do fenômeno com o objetivo de ampliar, para além do contexto jurídico, o estudo da atual retomada da discussão do tema motivado pelo intenso fluxo imigratório para a Europa a partir de 2015.

Biografia do Autor

  • Heron Abdon Souza, Universidade Federal Fluminense
    [1] Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho, Mestre em Direito pelo Centro Universitário Fluminense, Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto de Introdução Histórica do Direito, Direito Constitucional e Processo Constitucional da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Direito de Macaé do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé. Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Direito. Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação lato sensu de Residência Jurídica em Resolução de Conflitos vinculado ao Departamento de Direito de Macaé/UFF. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ: Jurisdição Constitucional, Políticas Públicas e Democracia; Linha de Pesquisa: Constituição, Internacionalização e Processo. Advogado (OAB/RJ 92610).

Downloads

Publicado

2021-05-05

Edição

Seção

Artigos