A DEMOCRACIA NO PROTOCOLO DE USHUAIA E A SUSPENSÃO DO PARAGUAI E VENEZUELA DO MERCOSUL

Autores

  • FILIPE CORTES DE MENEZES Universidade Tiradentes
  • SARAH DO CARMO BANDICIOLI PUC/SP
  • HENRIQUE RIBEIRO CARDOSO

Palavras-chave:

Democracia, deliberação, Protocolo, Ushuaia, Suspensão

Resumo

No mundo globalizado a integração crescente dos países mais do que uma realidade constitui uma necessidade político-jurídica e social. Neste contexto, as nações da América do Sul se unem visando a resolução de problemas comuns, constituindo o regime democrático um dos principais instrumentos na concretização deste desiderato. Partindo-se desta premissa, visa-se responder ao seguinte problema: Em que medida os parâmetros adotados pelo protocolo de Ushuaia para caracterização da democracia garantem a defesa do regime nos Estados-membros do Mercosul? Para tanto, se buscará, através do método indutivo, análise de revisão de literatura conjunta acerca da temática democracia- deliberação-direitos humanos, relacionando-a à discussão dos parâmetros democráticos do protocolo de Ushuaia e consequente suspensão do Paraguai e da Venezuela do bloco.

Biografia do Autor

  • FILIPE CORTES DE MENEZES, Universidade Tiradentes

    Doutorando em Direitos Humanos Universidade Tiradentes; Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes; Especialista em Direito Público Universidade do Norte do Paraná; Procurador Municipal; [email protected]

  • SARAH DO CARMO BANDICIOLI, PUC/SP

    Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Mestranda em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

  • HENRIQUE RIBEIRO CARDOSO
    Doutor em Direito, Estado e Cidadania (UGF/Rio), com Pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos (IGC - Universidade de Coimbra) e Pós-doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento (PPGCJ/UFPB); Mestre em Direito, Estado e Cidadania (UGF/Rio); Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (PRODIR/UFS) e do Programa de Pós-graduação da Universidade Tiradentes (PPGD/UNIT); Promotor de Justiça Titular da Fazenda Pública em Sergipe (MPSE). Líder do Grupo de Pesquisa Constitucionalismo, Cidadania e Concretização de Políticas Públicas. [email protected].

Downloads

Publicado

2021-04-15

Edição

Seção

Artigos