Megaeventos esportivos no Brasil: entre o soft power e a cultura política

Autores

  • Henrique Carlos de Oliveira de Castro Faculdade de Ciências Econômicas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carla Mendonça Faculdade de Ciências Econômicas Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-9899-9638
  • Luis Gustavo Mello Grohmann Programa de Pós-Graduação em Ciência Politica Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-9494-8350

Palavras-chave:

soft power, cultura política, megaeventos esportivos, Brasil, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos

Resumo

Esportes e megaeventos esportivos tornaram-se recursos, principalmente a partir do Século XX, para construir imagens positivas dos Estados no sistema internacional, em um exercício de soft power. São também oportunidades de buscar ou reforçar poder no nível doméstico, em um jogo de dois níveis. Este artigo discute a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil. Na revisão de literatura, caracterizamos seus usos como recursos de soft power. Com dados de pesquisas de opinião e demográficas (Datafolha e IBGE) e de cultura política (World Values Survey) avaliamos se houve apoio no nível interno à decisão de política externa. Concluímos que uma cultura política de baixa confiança nas instituições e crises internas corroeram os esforços empregados nas arenas do soft power.

Biografia do Autor

  • Henrique Carlos de Oliveira de Castro, Faculdade de Ciências Econômicas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutor em Ciência Política, professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador da pesquisa World Values Survey no Brasil.
  • Carla Mendonça, Faculdade de Ciências Econômicas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutora em Ciências Sociais, pesquisadora de pós-doutorado na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Luis Gustavo Mello Grohmann, Programa de Pós-Graduação em Ciência Politica Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutor em Ciência Política, professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Edição

Seção

Artigos