A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR COMO OBTENÇÃO DO PLENO DESENVOLVIMENTO

Autores

Palavras-chave:

educação superior, construção da identidade, pessoa com deficiência.

Resumo

Objetivos: O presente artigo busca alcançar o estado da arte sobre a formação da identidade da pessoa com deficiência no ensino superior, como forma de concretização do pleno desenvolvimento, uma das finalidades educacionais descritas no art. 205 da Constituição Federal. Para tanto, este trabalho pretende dialogar acerca da ligação entre o pleno desenvolvimento e a construção da identidade, para, posteriormente, identificar se é possível alcançar a construção da identidade da pessoa com deficiência dentro do ensino superior.

Metodologia: a metodologia utilizada é dedutiva dialógica, partindo de conceitos gerais como pleno desenvolvimento para premissas específicas, como a efetivação desta finalidade constitucional aos deficientes no ensino superior, privilegiando o diálogo das fontes. Para tanto, vale-se de pesquisa bibliográfica para construção e desenvolvimento da pesquisa.

Resultados: a presente pesquisa demonstrou que a construção da identidade do indivíduo pela educação é um trabalho complexo, pois, em um mesmo ambiente escolar, há diferentes indivíduos, com estruturas sociais diversas, com princípios familiares e religiosos divergentes, com diferenças físicas e sociais; mas, ao mesmo tempo riquíssimo para o trabalho de concretização do pleno desenvolvimento, uma vez que este se perfaz pela construção da identidade e pela diferença.

Contribuições: A principal contribuição do presente trabalho consiste em conceituar a finalidade constitucional à educação intitulada como pleno desenvolvimento para a partir deste conceito dialogar acerca da possibilidade de concretização deste escopo educacional nas pessoas com deficiência que estão inseridas no ambiente da educação superior, tendo como enfoque a construção da identidade da pessoa com deficiência.

Biografia do Autor

  • IVAN DIAS DA MOTTA, Unicesumar

    Professor Permanente do Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrando em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), Pós-doutorado em Direito Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário de Maringá, integrando a linha de pesquisa “Instrumentos para Efetivação dos Direitos da Personalidadeâ€. Possui atuação profissional na área da advocacia e consultoria em Direito Educacional. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1508111127815799. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7515-6187. E-mail: [email protected]. Telefone: (44) 99883-0041.

  • FABRIZIA ANGELICA BONATTO LONCHIATI, Unicesumar

    Advogada e docente de Direito. Doutoranda em Direito pela Universidade de Itaúna. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar Unicesumar; pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cesumar Unicesumar; pós-graduada em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário Internacional - Uninter; pós-graduada em Direito Aplicado pela Escola de Magistratura do Paraná; professora formadora no Centro Universitário de Maringá - Unicesumar; graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR. Endereço para acessar este currículo: http://lattes.cnpq.br/6007891387844494. E-mail: [email protected]. Telefone: (44) 99856-0403. ORCID: 0000-0002-2073-2458

  • FABIO RIVELLI

    advogado, sócio da Lee, Brock, Camargo Advogados, mestrando em Direito pela PUC-SP; master in Business Administration pelo INSPER; especialista em gestão de contencioso de volume pela GVLaw, ranqueado pela Leaders League 2021 em contencioso trabalhista de volume, na categoria altamente recomendável.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Edição

Seção

Artigos