O direito fundamental à educação e as relações de consumo: desafios perante a pandemia da COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Direito à Educação, Covid-19, Ensino à Distância, Consumidor-estudante.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o direito à educação e como ele é afetado em tempos de pandemia, em que estudantes tiveram de migrar da modalidade de ensino presencial para a educação à distância, bem como verificar os contratos de prestação de serviços educacionais e se o consumidor-estudante possui o direito de ser indenizado em razão da mudança da modalidade de ensino. A problemática a ser enfrentada trata sobre se a mudança da modalidade do ensino causa algum prejuízo ao consumidor-estudante, e se seria motivo suficiente para redução das mensalidades escolares. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental e chegou à conclusão de que o abatimento dos valores das mensalidades não deva ser uma regra, pois, o que realmente importa é a manutenção e a qualidade do ensino oferecido.

Biografia do Autor

  • Tiago Cappi Janini, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade Educacional de Lorena

    Coordenador e Professor do Programa de Mestrado em Direito do UNISAL - Lorena/SP.

    Estágio Pós-Doutoral (PNPD/CAPES) na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

    Doutor e Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP.

  • Denis Carvalho, UNISAL
    Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

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Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Artigos