O PAPEL DAS MULHERES NA RECONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES PÓS-CONFLITO

Autores

  • Hellen Oliveira Carvalho National University of Ireland
  • José Carlos Portella Junior Centro Universitário Curitiba- UNICURITIBA
  • Karla Pinhel Ribeiro Centro Universitário Curitiba- UNICURITIBA

Resumo

Esse artigo demonstra que, em grande parte, as práticas de reconstrução de sociedades pós-conflito mantêm as mesmas bases identitárias em questões de gênero, garantindo a antiga dominação masculina em novas formas. No entanto, apresentam-se algumas experiências que ilustram que conflitos podem também favorecer o empoderamento de mulheres. Dessa forma, propõe-se a expansão do discurso de vitimização das mulheres, com o fim de entendê-las também como agentes ativas tanto durante o conflito como na reconstrução de sociedades pós-conflito. Ao invés de apenas considerá-las como vulneráveis e presumir que têm uma experiência única, a presente pesquisa defende que diferentes experiências, papéis, necessidades e prioridades vividos e sentidos por mulheres devem ser devidamente abordados em processos de construção de paz. Se as intervenções pós-conflito estiverem em posição de garantir esse nível de inclusão, as mudanças alcançadas serão mais simbólicas e duradouras.

Palavras-chave: Pós-Conflito;gênero;empoderamento 

Biografia do Autor

  • Hellen Oliveira Carvalho, National University of Ireland
    Bacharel em Direito (UNICURITIBA), Antropóloga (UFPR) e Mestre em Direito Humanitário, Operações de Paz e Conflito (Irish Centre for Human Rights, National University of Ireland, Galway).
  • José Carlos Portella Junior, Centro Universitário Curitiba- UNICURITIBA
    Especialista em Direito Internacional (PUC-PR), Especialista em Filosofia com ênfase em Ética (PUC-PR), Mestre em Direito (UNICURITIBA), professor de Direito e coordenador do grupo de pesquisa em Direito Penal Internacional no UNICURITIBA, professor da pós-graduação da Universidade Tuiuti do Paraná e advogado.
  • Karla Pinhel Ribeiro, Centro Universitário Curitiba- UNICURITIBA
    Doutora em Filosofia (USP). Professora de Filosofia e Ciência Política do UNICURITIBA. Coordenadora do Projeto de Pesquisa em Operações de Paz do UNICURITIBA. Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Operações de Paz (REBRAPAZ). Ex-Consultora das Nações Unidas.

Downloads

Publicado

2017-06-18

Edição

Seção

Artigos