ESCRITA COLABORATIVA, INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024105-11Palavras-chave:
Alfabetização, Mediação docente, EscritaResumo
Parte-se da hipótese de que o ato de escrever e pensar sobre a natureza do sistema de escrita faz com que a criança (re) elabore suas hipóteses sobre seu funcionamento. Neste artigo, será feita descrição e análise das interações e mediações pedagógicas estabelecidas com crianças de 6 anos de uma escola pública, a partir da abordagem inspirada no “Programa de Escrita Inventada” (Alves Martins), que consiste em trabalhar com a escrita de palavras, em pequenos grupos, tendo como referência as interações adulto-criança e criança-criança, enfatizando estratégias de assistência pedagógica como foco na autodescoberta e estratégias de scaffolding. Os resultados revelaram que expor as crianças em situações desafiadoras, nas quais elas precisem argumentar e envolver-se na construção de uma solução coletiva, favorece o desenvolvimento da consciência fonêmica e a compreensão da estrutura silábica CCV (consoante – consoante – vogal), e evidencia estratégias de mediação que podem ser usadas pelas professoras alfabetizadoras em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.