ESTUDOS LINGUÍSTICOS E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024261-277Palavras-chave:
Formação de Professores; Conhecimentos Linguísticos; Consciência Fonológica; AlfabetizaçãoResumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa teórica sobre a interferência dos conhecimentos linguísticos, mais exatamente, daqueles sobre consciência fonológica, nas práticas de professoras alfabetizadoras. A análise se orienta, principalmente, pelos aportes teórico-epistemológicos do campo da alfabetização e letramento, a saber: conhecimentos linguísticos das relações grafema e fonema (CAGLIARI, 1993); Fonética e fonologia na formação do professor alfabetizador (SOARES, 2020); mediação e intervenção do professor (ADAMS, 2006). A metodologia se constituiu em uma revisão bibliográfica que buscou destacar, além dos principais teóricos do campo, pesquisas de mestrado e doutorado, dentre outras, que se dedicaram à temática. Os resultados destacam a importância e interferência positiva dos conhecimentos linguísticos (fonética, fonologia) da professora alfabetizador em suas práticas de ensino.
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- 2024-07-04 (3)
- 2024-06-30 (2)
- 2024-06-30 (1)
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