v. 10 n. 17 (2016): Políticas para o Ensino Médio/Secundário: experiência de Argentina, Brasil e Espanha

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O presente Dossiê apresenta uma série de trabalhos em que os autores dedicam-se a elucidar políticas e aspectos relativos ao Ensino Médio/secundário em três países: Argentina, Brasil e Espanha. Os textos partem de diferentes perspectivas de análise e pressupostos teórico-metodológicos, e possuem como fonte de dados legislação, documentos oficiais, pesquisas empíricas realizadas em centros escolares e outros locais, e experiências sindicais militantes.

O confronto dessas perspectivas presentes no Dossiê visa a revelar e problematizar os principais desafios do Ensino Médio/secundário na atualidade, sobretudo no setor público, tais como o financiamento, a cobertura, o currículo, a qualidade do ensino, a gestão, a avaliação, o trabalho docente, a reorganização dos sistemas e dos centros escolares, a privatização e a organização sindical docente, entre outros, expressos nos textos.

 

 

Publicado: 2016-08-12

Editorial

Apresentação

Dossiê Temático