PROJETO HISTÓRICO E PROJETO DE ESCOLARIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS HISTÓRICO-CULTURAL, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E ABORDAGEM CRÍTICO- SUPERADORA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Joelma de Oliveira Albuquerque Universidade Federal de Alagoas - Curso de Educação Física Licenciatura - Campus Arapiraca
  • Celi Nelza Zülke Taffarel Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura em Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e25202052-70

Palavras-chave:

Abordagem Crítico-Superadora, Teoria Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Cultura corporal.

Resumo

O objetivo do texto é responder as indagações sobre o delineamento de um possível estatuto científico da Educação Física; sobre sua natureza no contexto das teorias pedagógicas e/ou dos campos profissionais; e sobre sua especificidade no campo escolar. Fizemos isso delimitando as respostas às contribuições da teoria Histórico-Cultural, da pedagogia Histórico-Crítica e da abordagem Crítico-Superadora no ensino da Educação Física. Esta opção decorre do acúmulo teórico desenvolvido a partir dos Grupos de Pesquisa articulados pelo LEPEL/FACED/UFBA e, da formação de mestres e doutores que contribuíram no desenvolvimento de uma teoria de base marxista.

Biografia do Autor

  • Joelma de Oliveira Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas - Curso de Educação Física Licenciatura - Campus Arapiraca

    Professora Doutora do Curso de Educação Física Licenciatura da Ufal, Campus Arapiraca. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LEPEL/Ufal/Arapiraca.

     

  • Celi Nelza Zülke Taffarel, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura em Educação Física
    Professora Doutora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Departamento III - Educação Física. Coordenadora geral do grupo de Pesquisa LEPEL/FACED/UFBA.

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Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

Dossiê Temático