NOTAS SOBRE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ARTES COMO ESPAÇO DO POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.59306/poisis.v15e272021166-178Palavras-chave:
Experiência estética, Educação, Formação, Arte.Resumo
No âmbito da educação, cabe-nos colocar uma questão: Como pensar o conceito de educação na perspectiva da expressividade estética da arte? Nesses termos, pretende-se pensar educação vinculada aos aspectos da formação em artes, sobretudo, nas relações pedagógicas atuais do ensino de artes. Isto é, considerá-la a partir dos seus desdobramentos formativos na prática pedagógica, numa sociedade que privilegia resultados, ao invés de promover uma formação cultural para emancipação. O presente texto tem como ponto básico, problematizar o conceito de experiência estética no âmbito da educação, a partir de alguns aspectos fundamentais da formação em artes como espaço do possível. Os significados disso são relativos ao conhecimento e se aproximam mais da perspectiva do experimento e da conjunção educação e a experiência estética como espaço do possível. Para poder discutir o conceito de experiência estética e conduzi-lo na perspectiva da formação, primeiramente, tratamos sobre o sentido do conceito de experiência. E num segundo momento, buscamos a aproximação entre a compreensão do conceito de experiência estética e a formação em artes como espaço do possível.
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