NOTAS SOBRE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ARTES COMO ESPAÇO DO POSSÍVEL

Autores

  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Aurélia Regina de Souza Honorato Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.59306/poisis.v15e272021166-178

Palavras-chave:

Experiência estética, Educação, Formação, Arte.

Resumo

No âmbito da educação, cabe-nos colocar uma questão: Como pensar o conceito de educação na perspectiva da expressividade estética da arte? Nesses termos, pretende-se pensar educação vinculada aos aspectos da formação em artes, sobretudo, nas relações pedagógicas atuais do ensino de artes. Isto é, considerá-la a partir dos seus desdobramentos formativos na prática pedagógica, numa sociedade que privilegia resultados, ao invés de promover uma formação cultural para emancipação. O presente texto tem como ponto básico, problematizar o conceito de experiência estética no âmbito da educação, a partir de alguns aspectos fundamentais da formação em artes como espaço do possível. Os significados disso são relativos ao conhecimento e se aproximam mais da perspectiva do experimento e da conjunção educação e a experiência estética como espaço do possível. Para poder discutir o conceito de experiência estética e conduzi-lo na perspectiva da formação, primeiramente, tratamos sobre o sentido do conceito de experiência. E num segundo momento, buscamos a aproximação entre a compreensão do conceito de experiência estética e a formação em artes como espaço do possível.

Biografia do Autor

  • Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Doutorado em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense.
  • Aurélia Regina de Souza Honorato, Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina, na linha de pesquisa Linguagem e Cultura (2015). Mestra em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Memória (2007). Especialização em Arte-Educação (1987) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense no curso de Artes Visuais e da disciplina de artes na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua