EDUCAÇÃO SEXUAL E PROFESSORES DE UM CURSO DE MEDICINA: A VIVÊNCIA NUMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Yalin Brizola Yared Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul
  • Sonia Maria Martins de Melo Universidade do Estado de Santa Catarina/FAED/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e222018368-387

Palavras-chave:

Educação sexual emancipatória, Medicina em Currículo Integrado, Formação médica e educação sexual, Currículo oculto.

Resumo

O presente ensaio é resultado de pesquisa de doutoramento que investigou a compreensão de docentes de Medicina sobre a dimensão humana da sexualidade para desvelar processos de educação sexual vividos numa proposta de currículo integrado, orientado por competências e desenvolvido por metodologias ativas. Materialismo histórico dialético foi o paradigma norteador, se configurando num estudo de caso que utilizou o método dialético para análise da realidade. Questionários e entrevistas semiestruturadas compreenderam os instrumentos de coleta. A análise de conteúdo desvelou contradições que representam processos de educação sexual ancorados fortemente por paradigmas repressores de sexualidade somado ao paradigma da medicina científica, que se perpetuam por currículos ocultos.

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Dossiê Temático