AS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NA REALIDADE BRASILEIRA: UMA AGENDA EM DISPUTA

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016187-198

Palavras-chave:

Ensino Médio, Currículo, Política Educacional, Escola Pública.

Resumo

O artigo discute a situação do Ensino Médio na atualidade no Brasil, a partir de algumas mudanças vividas na última década. O texto procura discutir a situação do Ensino Médio diante das exigências da legislação recente, mais especificamente a instituição da obrigatoriedade e gratuidade pela EC n° 59/2009 e a aprovação do Plano Nacional de Educação. Procura, ainda, refletir sobre o impacto sofrido no Ensino Médio com as mudanças no Enem, que promoveram uma verdadeira revolução na forma de ingresso à educação superior pública, por meio do Sisu; e privada, em decorrência da vinculação de seu resultado à concessão de bolsas do ProUni, e sobre os efeitos diretos e indiretos desse exame sobre a orientação curricular, que vem sendo dirigida no sentido de responder à exigência do teste. 

 

Biografia do Autor

  • Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professora Titular de Políticas Públicas em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pesquisadora PQ1A/CNPq e do Programa do Pesquisador Mineiro- PPM/FAPEMIG, Coordenadora da Rede latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede Estrado). 

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Publicado

2016-08-12