O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO SISTEMA DO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO: IDENTIFICA A CAPES E A DIFERENCIA DAS OUTRAS AGÊNCIAS

Autores

  • Monica Maria Rebelo Velloso da Silveira Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)
  • Ivan Rocha-Neto Universidade Católica de Brasília, também credenciado pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016292-309

Palavras-chave:

Capes, Sistema Nacional de Pós-Graduação, Sistema de Avaliação, Pensamento Sistêmico.

Resumo

Este texto é o resultado do levantamento de dois pontos de inflexão integrados, comentado por profissionais que viveram estes momentos considerados relevantes para os êxitos obtidos pelas políticas traçadas pela Capes e para a formação da sua cultura organizacional. Procuramos apresentar os acontecimentos sob o ponto de vista pessoal dos atores e colaboradores envolvidos nos eventos, elucidando lacunas geradoras do conhecimento tácito, transmitido pela comunicação oral, característica dominante na cultura da Capes. Neste momento, inicia-se outro ciclo com a implantação da Plataforma Sucupira como base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

 

Biografia do Autor

  • Monica Maria Rebelo Velloso da Silveira, Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)

    Trabalha da unidade de Gestão e Documentação da Capes, mestre em Sistemas de Informação pela The American University (EUA, 1993) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)

  • Ivan Rocha-Neto, Universidade Católica de Brasília, também credenciado pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)

    PhD em Eletrônica pela Universidade de Kent at Canterbury (Reino Unido, 1975). Docente-pesquisador do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da TI da Universidade Católica de Brasília, também credenciado pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM).

     

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Publicado

2016-08-12