AISTHESIS E POIESIS: DOIS PRINCÍPIOS DE UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Reiner Hildebrandt-Stramann UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v15e282021383-395

Palavras-chave:

Aisthesis e poesis. Conhecimento sensual. Comportamento estético. Ação estética. Unidade de percepção e movimento.

Resumo

Este artigo se coloca como uma convocação ao reconhecimento dos sentidos como um órgão de conhecimento e expressão. O conhecimento sensual é entendido como comportamento estético que, por sua vez, é uma maneira fundamental de visualizar simbolicamente o mundo. Expressa-se, de um lado, na Aisthesis, que é a percepção reflexiva determinada pelos sentidos, e, pelo outro, na Poiesis, entendida como ação estética. Ambos os processos (aisthesis e poiesis) são descritos epistemologicamente e também orientados para a aplicação na escola e, aqui, na educação física.

 

Biografia do Autor

  • Reiner Hildebrandt-Stramann, UNISUL

    Institut für Sportwissenschaft und Bewegungspädagogik
    Technische Universität Braunschweig

Downloads

Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua