APLICAÇÃO DE QUATRO CATEGORIAS DE ADORNO NO ENSINO DE ÉTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v15e282021297-311

Palavras-chave:

Consciência, Elaborar o Passado, Desbarbarizar, Emancipar, Ensino de Ética.

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender e aplicar quatro categorias de Adorno no ensino de ética no ensino médio, a partir dos textos expostos no livro Educação e Emancipação (2006). Identificamos inicialmente que a formação ética é hoje reconhecida pela vigente Lei nº 9.394 (BRASIL, 1996) como uma das finalidades do ensino médio; defendemos que o ensino de ética pode contribuir nesta atividade; analisamos as categorias: consciência, elaborar o passado, desbarbarizar e emancipar, que têm como fundamento o pensamento de Adorno; e propomos, na sequência, respectiva reflexão acerca da possibilidade de aplicação destas categorias no ensino de ética no ensino médio, considerando um possível contexto vivido pelo estudante.

Biografia do Autor

  • Leandro Kingeski Pacheco, Instituto Federal Catarinense
    Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal em Santa Catarina. Professor de Filosofia do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari.
  • Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Pós-Doutor pela Università degli Studi di Bergamo. Pós-Doutor pela Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciado em Filosofia pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina. Professor de Filosofia na Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua