AS CLASSES SECUNDÁRIAS EXPERIMENTAIS PELAS MEMÓRIAS DA IRMàMARIA LUIZA DE SION (1959-1962)
DOI:
https://doi.org/10.59306/poisis.v15e272021179-193Palavras-chave:
Cultura Escolar, Memória, Classes Escolares.Resumo
Esse artigo objetiva tratar da cultura escolar nas classes secundárias experimentais do colégio feminino católico Nossa Senhora de Sion de São Paulo, entre 1959 e 1962, pelas memórias da Irmã Maria Luiza de Sion, coordenadora das classes. Entende-se que os aspectos de tal cultura escolar são apropriações da Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC) do Padre Pierre Faure. Assim, investiga-se como os bens culturais disponíveis foram ressignificados e apropriados formando uma prática escolar renovada. Estudando a renovação do espaço e do tempo e o trabalho personalizado como aspectos de uma nova cultura escolar, entende-se de que forma a PPC foi apropriada, sendo resinificada pelas alunas e professores do colégio Sion. Entende-se que a PPC mobilizou as classes secundárias experimentais das décadas de 1950 e 1960 nos colégios católicos brasileiros. Conforme as memórias da Irmã Maria Luiza de Sion, o ensino tradicional deu lugar ao trabalho personalizado.
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