GÊNERO, RAÇA E EDUCAÇÃO: INDAGAÇÕES ADIVINDAS DE UM OLHAR SOBRE UMA ACADEMIA DE MODELOS

Autores

  • Nilma Lino Gomes UNILAB
  • Shirley Aparecida de Miranda UFMG/ FaE

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e13201481-103

Palavras-chave:

Gênero, Raça, Currículo, Mídia.

Resumo

Este artigo pretende apontar a articulação gênero, raça e educação, a fim de contribuir com a produção educacional com enfoque feminista e antirracista. Para tal, indagaremos sobre alguns processos simbólicos e educativos, tendo como principal eixo de análise, a mídia como dispositivo curricular e seus efeitos formadores ou deformadores de sujeitos, sobretudo, quando se trata de adolescentes em processos tensos de construção identitária. A partir de uma disposição instigada pela indagação: “como se aprende a ser menina negra? analisaremos a temporada do programa de TV Brazil’s Next Top Model, que se classifica como uma “academia de modelos”, tratando-o como campo no qual se produzem discursos e se estabelecem práticas que regulam comportamentos e mediam relações conflitivas entre adolescentes negras, mestiças e brancas. A análise desdobra-se sobre a composição da branquitude como efeito discursivo que incide sobre o corpo negro e analisa a trajetória de uma mulher negra no programa escolhido para entender as ficções em ação na fabricação do corpo-modelo. Por fim, apresentam-se pistas para a reflexão sobre o lugar do exótico, ou queer, na ficção da unidade proposta pela branquitude normativa.

Biografia do Autor

  • Nilma Lino Gomes, UNILAB
    Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Integrante do Programa Ações Afirmativas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas FaE/UFMG. Endereço eletrônico: [email protected].
  • Shirley Aparecida de Miranda, UFMG/ FaE
    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vice-coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas FaE/UFMG. Endereço eletrônico: [email protected] Endereço de correspondência: Rua Flor de Fogo, 65, apto 303, bloco 04. Bairro Liberdade. Belo Horizonte. MG. CEP 31270-217

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Publicado

2014-06-16