EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA INFÂNCIA E PROMOÇÃO DE VALORES: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO 4º ANO DO ENSINO BÁSICO NUMA ESCOLA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.59306/poisis.v15e27202193-111Palavras-chave:
Atividades de leitura, Cidadania, Educação literária, Valores.Resumo
Este artigo relata uma intervenção pedagógica levada a cabo junto de alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal, com dois objetivos: (1) desenvolver a educação literária na infância, estimulando o gosto e o interesse pela leitura de textos literários de qualidade; (2) promover uma educação para valores de tolerância e de respeito pelo outro.
O referencial teórico convocou os conceitos de educação literária (AZEVEDO; BALÇA, 2017; AZEVEDO; BALÇA, 2019; MENDOZA, 1999; ROIG, 2009; ROIG, 2012; ROIG, 2013), de promoção de uma educação para os valores e os pressupostos metodológicos do Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (YOOP; YOOP, 2006).
Os resultados obtidos mostram-nos que a concretização desta intervenção pedagógica possibilitou aos alunos uma pluralidade de vivências e experiências, contribuindo para a construção de conhecimento e um maior interesse pelos livros e pela leitura.
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