A LEI 10.639/03 E OS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

Autores

  • Wellington Oliveira Dos Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e132014229-247

Palavras-chave:

racismo, livro didático de Geografia, lei 10.639/03.

Resumo

Neste texto temos como objetivo discutir formas de racismo presentes em livros didáticos de Geografia. Questionamos se a lei 10.6390/03, no caso dos livros didáticos, tem produzido resultados. Para isso, apresentamos resultados de nossa pesquisa com os livros didáticos de Geografia aprovados para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010. Contamos 2,9 personagens brancos para cada personagem negro da amostra, e esse número variou de acordo com a editora do livro. Mesmo com o edital do livro, que deve observar a lei 10.639/03, os negros ainda estão distantes de serem representados conforme a proporção populacional da sociedade brasileira, o que indica que a vigilância sobre o cumprimento da lei deve estar atenta também aos livros didáticos.

Biografia do Autor

  • Wellington Oliveira Dos Santos, Universidade Federal do Paraná
    Doutorando em Educação; mestre em educação; psicólogo. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR). Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2014-06-16

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua