O professor e as novas tecnologias na perspectiva da análise do discurso: (des) encontros em sala de aula

Autores

  • Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo
  • Francisco Madeiro Bernardino Júnior
  • Elaine Pereira Daróz

Palavras-chave:

Professor, Sociedade tecnológica, Análise do Discurso

Resumo

A compreensão e a utilização das tecnologias de informação e comunicação tornaram-se uma exigência na sociedade. A Educação não se priva à interpelação e, nesse sentido, tem-se mobilizado. Na rede pública de ensino, a informatização das escolas, a distribuição de notebooks aos professores e de tablets aos alunos são exemplos da interpelação do poder público às novas tecnologias na prática docente. Todavia, uma questão, dentre outras, se apresenta: qual a posição do professor nesse cenário tecnológico? O presente artigo visa a analisar o discurso pedagógico sobre a docência de língua inglesa na era digital. As formulações teóricas da escola de Análise do Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, constituem o aporte teórico deste trabalho, na compreensão de um sujeito sócio-histórico-ideológico. Partindo da consideração de que o discurso é heterogêneo, buscamos a compreensão da posição-sujeito professor de língua inglesa nesse cenário de constante transformação.

Biografia do Autor

  • Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo
    Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Dra. em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
  • Francisco Madeiro Bernardino Júnior
    Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Dr. em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
  • Elaine Pereira Daróz
    Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos de pesquisa