Divulgação do discurso político: as metáforas de Lula e suas formas de interdição

Autores

  • Andréia da Silva Daltoé Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Discurso Político, Metáforas de Lula, Mídia

Resumo

A partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa pêcheuxiana, analisaremos, no presente estudo, as formas de divulgação das metáforas de Lula (ML) pela mídia, durante o período em que Lula ocupou a função de Presidente do Brasil – os mandatos de 2002/2006 e 2006/2010. Para isso, organizamos nosso corpus por recortes de revistas e de jornais que se propuseram a divulgar as ML no espaço-tempo em questão, a fim de investigar por que os sentidos atribuídos a estes dizeres, em sua maioria, os deslocam para o espaço do erro, do desvio, do absurdo e da ignorância. Nossa proposta é observar se este estranhamento em relação às ML representa o sintoma de um incômodo causado pela mexida que este funcionamento discursivo vai causar nos sentidos estabilizados da língua política, cuja divulgação pela mídia se construirá enquanto interpretação única e possível.

Biografia do Autor

  • Andréia da Silva Daltoé, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Doutora em Teorias do Texto e do Discurso (UFRGS-2011). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Publicado

2012-02-13