Educação ambiental: a educação para o consumo na sociedade da informação

Autores

  • Telma Domingues da Silva

Palavras-chave:

Sujeito urbano, Discurso ambiental, Mídia

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de embalagens, materiais que fazem parte do dia-a-dia do sujeito urbano. Parti de um questionamento sobre como a embalagem significa o produto de consumo e o sujeito consumidor no Brasil, tendo em vista a discursividade da “responsabilidade socioambiental”, como parte de um conjunto maior de discursos que configurariam as práticas de “educação ambiental” presentes hoje para a formação do cidadão enquanto cidadão mundializado. Produz-se, nesse sentido, uma “comunicação com o cidadão”, no decurso do processo discursivo em que o mercado vai se instituindo no país, ao instituir o consumidor no cidadão. A análise das embalagens e dessa educação ambiental presente nesse material se faz a partir da concepção de consumo enquanto gesto de interpretação (Orlandi, 2001). Considerei, nesse sentido, o produto, em suas embalagens e publicidade, enquanto um ícone da produção social do consumo, que cresce e se renova constantemente.

Biografia do Autor

  • Telma Domingues da Silva
    Professora doutora. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS.

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Publicado

2012-02-13