VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: INTERCONTEXTUALIDADE DE SIGNIFICADOS VERBAIS E IMAGÉTICOS.

Autores

  • Johwyson da Silva Rodrigues Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Santa Catarina (PGET-UFSC) http://orcid.org/0000-0001-6479-1444

Palavras-chave:

Violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. Análise Crítica do Discurso. Gramática do Design Visual. Intertextualidade. Interdiscursividade.

Resumo

Este trabalho objetiva investigar traços da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes presentes nos significados verbal e visual do jogo digital The Binding of Isaac (2011), ressaltando, assim, sua multimodalidade. Como aporte teórico-metodológico, foram utilizados fundamentos da Análise Crítica do Discurso (ACD) e da Gramática do Design Visual (GDV) para detectar possíveis processos visuais, intertextualidades e interdiscursividades que pudessem revelar pistas da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes como prática social presente no jogo. Os resultados obtidos confirmam que a personagem principal possui todas as características comuns às vítimas que sofrem desse tipo de abuso. Concluiu-se, também, que o jogo em questão, como um veículo de comunicação, possui a função, para quem o joga, de apresentar e alertar sobre o tema. Espera-se que este estudo possa contribuir ainda mais para a consolidação da Semiótica Social, com o apoio da ACD como um aporte teórico-metodológico eficiente na investigação de práticas sociais.

Biografia do Autor

  • Johwyson da Silva Rodrigues, Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Santa Catarina (PGET-UFSC)
    Doutorando em Estudos da Tradução na Universidade de Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC), Florianópolis/SC. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA). Mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2004). Licenciado em Letras: Licenciatura em Letras - Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (2004) e Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa (Ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de língua inglesa, língua inglesa - estudo e ensino, psicolinguística e linguística.

Downloads

Publicado

2022-01-25