Discurso e Memória: relações discursivas entre o conto teoria do medalhão e o anúncio publicitário doutor.

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Memória, Teoria do Medalhão, Doutor

Resumo

Neste artigo, analisa-se o conto Teoria do Medalhão (1881), de Machado de Assis, e o anúncio publicitário audiovisual Doutor (2016), da Volkswagen. A partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, procedeu-se ao estudo comparativo das narrativas, observando-se confluências e alteridades no enunciado discursivo delas, no contexto das relações entre memória e produção discursiva. Para isso, os escritos de Mikhail Bakhtin (1981, 2003), Michel Foucault (1971) e Maurice Halbwachs (1990) foram fundamentais. Como resultado da investigação, percebeu-se que o diálogo entre os textos é intenso e revelador/desvelador: ambos expressam o conteúdo discursivo da busca de empoderamento social advindo de um título que designa visibilidade às pessoas, o de doutor/medalhão, e mostram como isso é experimentado, visto e compartilhado pelas personagens que desempenham papéis sociais de pais e filhos, sujeitos de memória.

Biografia do Autor

  • Carla Soares Pereira, Universidade da Amazônia

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, da Universidade da Amazônia, Belém, Pará (PPGCLC/UNAMA). Bolsista CAPES/PROSUP-UNAMA. Professora EBTT de Língua Portuguesa da Força Aérea Brasileira, Departamento de Ensino da Aeronáutica, Escola Tenente Rêgo Barros (FAB/DIRENS/ETRB). Membro do Grupo de Pesquisa Narramazônia (UFPA/UNAMA). E-mail: [email protected]. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

  • Vanda do Socorro Furtado Amin, Universidade da Amazônia
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, da Universidade da Amazônia, Belém, Pará (PPGCLC/UNAMA). Bolsista CAPES/PROSUP-UNAMA. Professora EBTT de Língua Portuguesa da Força Aérea Brasileira, Departamento de Ensino da Aeronáutica, Escola Tenente Rêgo Barros (FAB/DIRENS/ETRB). Membro do Grupo de Pesquisa Narramazônia (UFPA/UNAMA). E-mail: [email protected]. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
  • Analaura Corradi, Universidade da Amazônia

    Doutora em Ciências Agrárias, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, da Universidade da Amazônia, Belém, Pará (PPGCLC/UNAMA). Integrante do Grupo de Estudos Narramazônia (UFPA/UNAMA), ITA Interações e Tecnologia da Amazônia (UNAMA/ UFPA) e Coordenadora do Grupo de Estudo Capital Social e Cultural no contexto midiático contemporâneo (UNAMA). E-mail: [email protected]

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Publicado

2019-07-12