Abordagem neurolinguística do texto narrativo: um enfoque teórico

Autores

  • Gislaine Machado Jerônimo
  • Lilian Cristine Hübner

Palavras-chave:

Texto narrativo, Níveis de processamento, Compreensão textual, Neurolinguística

Resumo

O texto narrativo permeia a experiência humana, pois se trata de um texto de uso frequente. No entanto, compreender esse tipo de texto não é uma tarefa simples, uma vez que a compreensão perpassa diferentes níveis, como propõe o Modelo de Processamento Textual, de Kintsch; Van Dijk (1978, 1983), Van Dijk (1992, 2010), Kintsch (1998), Kintsch; Rawson (2013). Sob o prisma da Neurolinguística, trazemos os seguintes questionamentos: como se dá a compreensão do texto narrativo e como os hemisférios cerebrais processam esse tipo de texto? O que estudos experimentais com neuroimagem nos dizem a esse respeito? Quais áreas cerebrais estão imbricadas no processamento da narrativa? A fim de discutir essas questões com base na literatura e oferecer aporte teórico a pesquisas na área, trazemos contribuições da Linguística e da Neurociência sobre a forma como os hemisférios cerebrais cooperam para a representação do texto narrativo.

Biografia do Autor

  • Gislaine Machado Jerônimo
    Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutoranda em Linguística (PUCRS).
  • Lilian Cristine Hübner
    Doutora em Linguística. Professora Adjunta da Faculdade e do Programa de Pós-graduação em Letras-Linguística da PUCRS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq.

Downloads

Edição

Seção

Retrospectiva