Leitura e construção de identidades na formação docente

Autores

  • Araceli Sobreira Benevides

Palavras-chave:

Formação/constituição de identidades, Letramento, Formação de professores

Resumo

O presente artigo constitui-se da análise de discurso de alunos-professores de um curso de formação de professores em serviço. Com o objetivo de analisar o posicionamento que os alunos-professores assumem diante da leitura, através de suas histórias de vida e da visão particular de suas experiências, optamos por uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista para realizarmos as entrevistas com 4 alunos dos cursos de Letras e Pedagogia do Programa Especial de Formação Profissional para Professores de Educação Básica – PROFORMAÇÃO, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Os resultados indicam que, embora não haja uma atividade de leitura reflexiva sobre os conteúdos lidos na formação, os alunos-professores identificam-se e se posicionam como sujeitos-leitores. Baseados nas teorias sobre letramento (BARTON, 1994), na concepção não-essencialista da formação/constituição das identidades (WOODWARD, 2001) e nas teorias sobre formação de leitores docentes (BATISTA, 1998), concluímos que a formação docente precisa ser repensada no sentido de se destacar o papel da reflexão crítica (CLARK, 1995) sobre o processo de formação do qual o aluno-professor faz parte.

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Publicado

2010-09-24

Edição

Seção

Artigos