Por que os homens têm peitos? A recontextualização do discurso sobre ciência na Superinteressante

Autores

  • Carlos Alexandre Molina Noccioli
  • Cristiane Cataldi dos Santos Paes

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Divulgação Científica, Representações Sociais, Tabu, Superinteressante

Resumo

Este trabalho insere-se no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso da Divulgação Científica, que considera a divulgação científica como um processo de recontextualização do discurso científico para o discurso geral; associado à Teoria das Representações Sociais, que permite a reflexão em torno da construção do conhecimento pelo indivíduo, grupo, ou ser social, a partir de aspectos socioculturais. Buscamos, pois, analisar o tratamento linguístico-discursivo das informações divulgadas sobre temas vistos como tabus sexuais, na reportagem Por que os homens têm peitos?, publicada em 2008, na revista Superinteressante, destacando-se como o conhecimento em questão é representado socialmente ao se considerar a linha editorial desta revista. O texto consegue angariar um público jovem interessado em discussões polêmicas relacionadas ao seu universo, mesmo que isso não signifique uma plena desmitificação do senso comum, ao contrário, embora o texto analisado se revista dessa intenção, pode-se observar (re)produções de representações sociais em nossa sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

  • Carlos Alexandre Molina Noccioli
    Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Mestrado em Letras – Estudos Discursivos pela Universidade Federal de Viçosa.
  • Cristiane Cataldi dos Santos Paes
    Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Linguística pela Universitat Pompeu Fabra, Barcelona - Espanha

Downloads

Edição

Seção

Artigos