LÍNGUA PORTUGUESA OU GRAMÁTICA?UMA PROPOSTA DE DESCONSTRUÇÃO DO “OU ISTO OU AQUILO”.

Autores

Palavras-chave:

Língua, Gramática, Ensino, Discurso.

Resumo

Por meio da perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, este artigo reflete sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Brasil, detendo-se em uma prática recorrente de oposição ou de desarticulação da língua à gramática, matriz de um debate sobre ensinar ou não gramática na escola. Para refletir sobre a gramática como componente de ensino de língua portuguesa na educação básica, trabalham-se as condições de produção do ensino de língua na escola, buscando indícios históricos da desestabilização sofrida pelo saber-fazer a língua, bem como procura outro olhar à relação língua versus gramática, com vistas a contribuir para a formação do professor e ao debate sobre o tema, nos demais espaços em que ele for pertinente.

Biografia do Autor

  • Larissa Montagner Cervo, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM e pesquisadora do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM).
  • Verli Petri, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM e pesquisadora do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM).

Downloads

Publicado

2019-03-26