O que dizem do Brasil as piadas?

Autores

  • Ana Cristina Carmelino
  • Sírio Possenti

Palavras-chave:

Análise do discurso, Estereótipo, Piada, Brasil

Resumo

Considerando-se que os textos humorísticos são formas de veiculação de discursos menos oficiais e operam frequentemente com estereótipos, o presente artigo propõe tratar de piadas do/sobre o Brasil, a fim de verificar não só como o país é estereotipado nesse tipo de produção, mas também em que medida a história pode ou não explicar tais enunciados, já que eles retomam esquemas culturais mais ou menos sólidos. A discussão ancora-se no conceito de estereótipo formulado pelas ciências sociais e adotado por analistas do discurso de linha francesa (AMOSSY; HERSCHBERG-PIERROT, 2001; POSSENTI, 2010b). O corpus de análise é composto por piadas publicadas em ambientes virtuais. O estudo explicita alguns aspectos socioculturais recorrentes do Brasil que o estereotipam em geral de forma negativa, bem como confirma que as representações humorísticas nas suas formas e procedimentos forjam-se nos fluxos do tecido histórico e social da vida.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Carmelino
    Professora Adjunta IV. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/CAr.
  • Sírio Possenti
    Professor Titular na área de Análise de Discurso.

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Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Artigos de pesquisa