Design da página interativa na perspectiva da Semiótica Social

Autores

  • Vilson J. Leffa
  • Gabriela Q. Marzari

Palavras-chave:

Aprendizagem de línguas, Aprendizagem mediada por computador, Semiótica social

Resumo

O uso dos computadores no ensino e aprendizagem de línguas, ao mesmo tempo em que pode tornar mais interessante o trabalho do professor, tem também exigido o domínio de novos conhecimentos nem sempre fáceis de serem adquiridos. O objetivo deste texto é refletir sobre a página digital como espaço de interação propício à aprendizagem. Para isso, faz-se um retrospecto da página impressa e mostra-se que ela tem um peso muito grande sobre o desenvolvimento da página digital, o que leva à necessidade de se fazer uma distinção entre a página digital, essencialmente estática, e a página digital interativa, essencialmente dinâmica. Enquanto a página impressa e a digital têm leitores, que se posicionam externamente, a página interativa tem participantes, que se posicionam internamente, em imersão total. Acredita-se que a compreensão e a exploração dos recursos da página interativa podem trazer uma contribuição importante para um ensino de línguas mais eficiente.

Biografia do Autor

  • Vilson J. Leffa
    Professor da Universidade Católica de Pelotas. Pesquisador do CNPq. PhD em Linguística Aplicada
  • Gabriela Q. Marzari
    Professora do Centro Universitário Franciscano. Doutoranda em Linguística Aplicada

Downloads

Edição

Seção

Artigos