GÊNEROS MULTIMODAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O EXPOSÉ ORAL PARA APRENDER TEMÁTICAS

Autores

Palavras-chave:

Gênero multimodal, Exposé oral, Interacionismo sociodiscursivo, Capacidades de linguagem

Resumo

Este artigo apresenta um dispositivo didático para trabalhar o gênero exposé oral em francês, dando destaque para o modelo didático, a aplicação em um curso de extensão e a análise preliminar das produções dos alunos. Baseamo-nos no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), principalmente nos conceitos de capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993), modelo didático (DE PIETRO; SCHNEUWLY, 2003) e sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). O modelo didático foi proposto a partir de vários exemplares do gênero e permitiu a elaboração de uma sequência didática. Comparadas as produções iniciais e finais dos alunos, constatou-se que houve desenvolvimento das capacidades de ação, discursivas e multissemióticas.

 

Biografia do Autor

  • ELIANE GOUVEA LOUSADA, Universidade de São Paulo

    Professora Doutora do Departamento de Letras Modernas -  FFLCH - USP

    Docente do PPG em Letras Estrangeiras e Tradução

    Área de atuação: Linguística Aplicada: gêneros textuais, letramento acadêmico e formação de professores

  • Aline Hitomi Sumiya, Universidade de São Paulo Doutoranda do Programa em Letras Estrangeiras e Tradução - FFLCH-USP
    Doutoranda do Programa em Letras Estrangeiras e Tradução - FFLCH-USP

Downloads

Publicado

2022-06-23