Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1) Aspectos de autoria: 

a) Somente serão aceitas contribuições elaboradas por pesquisadores doutores ou por doutorandos em coautoria com doutores.

b) A Comissão Editorial entende que a orientação de aluno de doutorado não deve ser confundida com coautoria. Em artigos resultantes de pesquisa de doutorado (finalizada ou em curso), o orientador ou outro pesquisador doutor só pode compor parceria se houver efetiva participação intelectual e originalidade na proposta, não apenas retomada ou síntese da pesquisa.

c) Não serão aceitos textos com mais de três (3) autores.

d) Havendo parceria, a contribuição de cada autor deve ser registrada em Comentários ao editor, na submissão, e no final do texto revisado e aprovado para publicação.   

e) A submissão incluirá, nos metadados autorais, o identificador ORCID.

2) Categorias do texto:

a) Título (em português, espanhol, francês ou inglês, conforme o caso); máximo: 15 palavras.

b) Resumo impessoal (ABNT/NBR 6028) contendo de 100 a 150 palavras. Sugere-se que os resumos explicitem: o tema e/ou o(s) objetivo(s) do artigo, a orientação teórica e as conclusões mais relevantes. Nos resumos de artigos de pesquisa, citar também dados da metodologia (corpus, sujeitos, procedimentos, etc.);

c) Palavras-chave (entre 3 e 5). As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular e ser ordenadas do geral para o específico separadas por ponto. Pede-se que o autor procure contemplar expressões de, no máximo, duas palavras;

d) Tradução do título, do resumo e das palavras-chave para a língua inglesa, no caso de texto redigido em espanhol, francês ou português, ou para a língua portuguesa, no caso de texto redigido em língua inglesa.

e) Corpo do trabalho contendo divisões internas numeradas a partir de 1, com exceção para as resenhas. 

f) Tamanho total do texto: 5.000 a 9.000 palavras, com exceção para resenhas: 1.000 a 1.500 palavras.

g) Referências bibliográficas em acordo com as normas da ABNT mais recente;

h) Anexo(s) a critério do autor.

3) Envio da contribuição:  

a) o trabalho (sem identificação autoral, inclusive nas propriedades do texto) será remetido à revista pelo seu autor (ou por um dos autores) através do Portal de Periódicos.

b) o arquivo relativo ao trabalho deve ser encaminhado em formato “.doc” ou ".docx." (Word for Windows); máximo 12 MB.

c) o autor encarregado do envio deve encaminhar, também, como anexo, o termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado pelos autores. Para ter acesso ao termo, ver Condições para a submissão.

d) c) O(s) autor(es) podem indicar, no início do texto, em que categoria, a seu juízo, ele se insere.

4) Formatação do texto:

a) Sugere-se uma aproximação com o formato publicado em .pdf na revista, com as margens: superior, esquerda e direita 3,0; inferior 2,5;

b) Citações longas (com mais de 3 linhas) devem ganhar um recuo de margem, a critério do autor.  Se a citação for feita no interior do parágrafo, usar aspas duplas no início e no fim do excerto citado. Não deve ser utilizado o itálico para diferenciar o texto da citação. Citação no interior de citação deve conter aspas simples;

c) Tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinado pelo autor. Tabelas, quadros, gráficos, etc. devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, contendo, cada item, um título que contemple o seu conteúdo. Pede-se aos autores que façam remissão às ilustrações mediante seu número, evitando-se expressões do tipo “conforme tabela a seguir/abaixo”;

d) As chamadas no corpo do trabalho devem ser apresentadas conforme os exemplos: (STUBBS, 1983, p. 11); Stubbs (1983, p. 11);

e) Por critérios internacionais, a autocitação deve ser controlada;

f) As notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.

 Exemplos de referências de acordo com a norma da ABNT:

STUBBS, M. Discourse analysis: the sociolinguistic analysis of natural language. Chicago: The University of Chicago Press; Oxford: Basil Blackwell Publisher, 1983.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990. p. 61-161.

FURLANETTO, M. M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumentos linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 2, p. 249-279, jan./jun. 2004.

MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3: “Gêneros textuais e ensino-aprendizagem” org. por Adair Bonini e Maria Marta Furlanetto, p. 495-517, set./dez. 2006.

ROJO, R. H. R. Gêneros do discurso no círculo de Bakhtin: ferramentas para a análise transdisciplinar de enunciados em dispositivos e práticas didáticas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS (SIGET), 4., Tubarão, SC. Anais... Tubarão: UNISUL, 2007. p. 1761-1775.

Pede-se atenção especial dos autores para que verifiquem se as referências citadas no corpo do trabalho (chamadas) estão apresentadas na lista final e vice-versa.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • Citações longas (com mais de 3 linhas) apresentam recuo de margem. As citações feitas no interior de parágrafo apresentam aspas duplas no início e no final. Não é utilizado o itálico para diferenciar o texto da citação. Citação no interior de citação contém aspas simples.
  • Tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) estão prontos para serem impressos e no espaço a eles destinado pelo autor. Tabelas, quadros, gráficos, etc. estão numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, contendo, cada item, um título contemplando o seu conteúdo. A remissão às ilustrações será feita mediante seu número.
  • As referências no corpo do trabalho (ou chamadas) estão apresentadas entre parênteses, com a data identificadora do trabalho, seguida de vírgula, espaço, da expressão “p.” de página, espaço e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso. Ex.: (STUBBS, 1983, p. xx); Stubbs (1983, p. xx).
  • As notas de rodapé apresentam apenas explicações complementares, não referências bibliográficas.
  • As referências estão de acordo com a norma da ABNT.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, quando da avaliação dos textos por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Envio do termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado. Para baixá-lo clique aqui. Você deverá enviá-lo na TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Debate

Debate com autores publicados na revista.

Dossiê

Reservado para edição especial organizada por pesquisadores, podendo incluir artigos, ensaios, debates, retrospectivas. Os textos são filtrados pelos organizadores e seguem, no mais, a política dos textos de fluxo contínuo. O dossiê terá de cinco a dez artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.