A demanda do outro e o imaginário: a publicidade da Pepsi em sites sobre propaganda

Autores

Palavras-chave:

propaganda, demanda, sujeito, Análise do Discurso, Psicanálise.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de mostrar como os sites Brainstorm9 e Geek publicitário produzem e fazem circular sentidos sobre propagandas da Pepsi, particularmente no tocante à demanda do sujeito e ao imaginário sobre a Pepsi e o sujeito-consumidor. Para isto, foram mobilizados conceitos da Psicanálise em sua interface com a Análise de Discurso pecheutiana. A análise do corpus não resultou diretamente da análise das propagandas, mas da imagem que os comentários dos sites criam destas. Concluiu-se que há um roteiro pré-definido pelo posicionamento da marca pelo qual o sujeito deve trilhar permanecendo apenas na demanda e calando o desejo.

Biografia do Autor

  • Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
    Doutor em Ciências (Psicologia). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem – campus Juvino Oliveira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2022-11-09