Gênero, Sexualidade, Conservadorismo, Análise Crítica do Discurso, Psicologia Política
Resumo
O discurso da “ideologia de gênero” é um discurso político conservador que mobiliza sujeitos e grupos sociais em torno de uma agenda unitária no campo das políticas sexuais. Trata-se de um discurso de afirmação da heteronormatividade e dos valores tradicionais da família, mobilizado pelo conservadorismo cristão em reação ao avanço das demandas feministas e LGBT no campo das políticas públicas. No contexto brasileiro, o discurso da “ideologia de gênero” se difundiu na arena político-legislativa, ganhando capilaridade em importantes espaços de deliberação política, como a Câmara dos Deputados, a partir da atuação de grupos parlamentares conservadores, vinculados sobretudo às bancadas católica e evangélica. Neste artigo, buscamos analisar como o discurso da “ideologia de gênero” foi enunciado nas discussões do Plenário da Câmara dos Deputados por meio da análise de 19 pronunciamentos, dispostos em três sessões legislativas.
Biografia do Autor
Henrique Araujo Aragusuku, Universidade de São Paulo
Doutorando e mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Psicologia Política pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Bolsita CNPq.
Mariana Prioli Cordeiro, Universidade de São Paulo
Professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutora e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.