CONSIDERAÇÕES SOBRE PESQUISA E GÊNEROS DISCURSIVOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa. Gênero acadêmico. Práticas de letramento.

Resumo

Este artigo visa a refletir sobre a necessidade de inserção de práticas de pesquisa e de gêneros discursivos atinentes à investigação científica tanto nas escolas de educação básica quanto nas instituições de ensino superior. O referencial teórico fundamenta-se, principalmente, nas abordagens bakhtiniana e swalesiana de gêneros discursivos, além de trabalhos e documentos sobre a inserção da pesquisa e do letramento em gêneros nos diferentes níveis de ensino. O corpus constitui-se de vinte e oito questionários repondidos por estudantes ingressantes no curso de Letras de uma instituição da rede federal de ensino sobre sua experiência com leitura e produção de gêneros aplicados à pesquisa e sobre as expectativas dessa vivência pedagógica para sua formação profissional. Os resultados sinalizam a carência de didáticas de ensino de gêneros acadêmicos e a necessidade de investimentos em pesquisa desde a educação básica até a graduação, como forma de criar uma cultura da pesquisa.      

Biografia do Autor

  • Luiz Antônio Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet-MG

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Posling - Cefet-MG

    Professor do Departamento de Linguagens e Tecnologia - Deltec - Cefet-MG

     

  • Cláudia Mara de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet-MG
    Professora do Departamento de Linguagens e Tecnologia - Deltc - Cefet-MG

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Publicado

2022-01-25