IMPOLIDEZ E IDENTIDADES EM UMA INTERAÇÃO ON-LINE NO FACEBOOK: UMA ABORDAGEM SOCIODISCURSIVA

Autores

  • Ricardo Rios Barreto Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Kazue Saito Monteiro de Barros Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Interação online. Impolidez. Identidade.

Resumo

Os sites de redes sociais, como o Facebook, podem servir como um palco de disputas políticas e ideológicas onde interlocutores entram em conflito, gerando linguagem ofensiva e disputas identitárias. Este artigo objetiva apresentar contribuições que os estudos das identidades podem fornecer à análise da impolidez – uso da língua para causar ofensa – em interações on-line. Para tanto, propõe a análise qualitativa de cunho interpretativista de uma postagem e seus respectivos comentários, coletados no Facebook. Os resultados sugerem que o estudo combinado entre impolidez e identidades possibilita demonstrar que o processo de ofensa nessa plataforma on-line é normalmente inferencial, e depende de processos de identificação com a impolidez presentes nos textos. 

Biografia do Autor

  • Ricardo Rios Barreto Filho, Universidade Federal de Pernambuco
    É doutor em Letras (concentração em Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Professor Adjunto do Departamento de Letras da UFPE, na área de língua inglesa.
  • Kazue Saito Monteiro de Barros, Universidade Federal de Pernambuco
    É doutora em Language and Linguistics pela University of Essex (UK), professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Letras e Programa de Pós-graduação em Letras, e bolsista de produtividade nível 1 do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-04-12