Leitura numa perspectiva discursiva na formação docente: alguns questionamentos

Autores

  • Janete Silva dos Santos

Palavras-chave:

Discurso, Leitura e ensino, Formação docente, PCN e RC-TO

Resumo

Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, este trabalho discute, através de alguns questionamentos, a prática de leitura, numa perspectiva discursiva, na formação do professor que atua no Estado de Tocantins, ou seja, reflete sobre leitura como efeito de sentidos, conforme pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa. O intuito no presente texto, mais que contribuir para o debate da questão, é apontar alguns obstáculos na formação inicial (FI) ou na formação continuada (FC) de professores do nível básico que podem estar causando entraves em seu entendimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e, consequentemente, sua compreensão inadequada do Referencial Curricular do Estado de Tocantins (RC-TO) em relação ao ensino/aprendizagem de leitura em uma perspectiva mais flexível, que leve em conta as condições de produção num contexto mais abrangente. 

Biografia do Autor

  • Janete Silva dos Santos
    Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins/UFT). Doutora em Linguística Aplicada.

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Publicado

2012-05-21

Edição

Seção

Artigos de pesquisa