OS VINGADORES: MOBILIZAÇÃO DOS DISCURSOS DA RELIGIÃO, DO MITO, DA TECNOLOGIA, DA HISTÓRIA

Autores

Palavras-chave:

Vingadores. Arqueologia. Genealogia. Discurso.

Resumo

Este artigo aborda uma pesquisa pós-doutoral, analisando-se discursivamente a filmografia Vingadores. Examinam-se oito sequências enunciativas referentes ao primeiro filme, atentando-se para enunciados concernentes à violência/paz; à verdade/inverdade, ao conhecimento/desconhecimento, fundamentados nas pesquisas arqueológica, genealógica (FOUCAULT). Conforme a primeira, focalizam-se dois conceitos basilares: discurso e enunciado, a partir dos quais são estudados o objeto, os campos de saber nele/por ele mobilizados (religião/mito/ufologia; tecnologia/armamentismo; história), averiguando-se os acontecimentos em seu entorno. Atinente à genealogia, reflete-se sobre as relações entre poder, produção de verdades homogeneizadoras, capazes de universalizar culturas, modos de vida. Duas perguntas norteiam a análise: qual o papel dos discursos veiculados nesse Universo Cinematográfico para a criação do imaginário dos sujeitos? Num gesto arqueológico, questiona-se a conexão entre a mídia e a história do presente. Constata-se que os Vingadores são considerados pessoas notáveis, rememorando o poder político-econômico, armamentista estadunidense, a possível engenhosidade de seus heróis.

Biografia do Autor

  • Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto Barros, Universidade Federal de Sergipe
    Doutora (2009) e mestra (2001) em Letras, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (1992), pela Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC / MG); graduada em Letras (1981), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professora associada (nível 2) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), atuando na graduação e pós-graduação (DLEV / PPGL / PPGCOM). Tem experiência na área de Linguística Teórica, com ênfase nos Estudos Discursivos de Foucault; em Análise do Discurso, de linha francesa; na área da Linguística Aplicada. Pesquisa temas, tais como: ensino de Língua Portuguesa (LP), texto, mídia cinematográfica, política, discurso, sentido, relações de poder/saber, poder/verdade, poder/subjetividade. Desenvolve pesquisas acerca do ensino de LP; acerca da mídia. Além da experiência com o ensino universitário, atuou como professora de Língua Portuguesa, nas redes de ensino público (Recife - PE) e particular (Recife / PE; Aracaju / SE). No presente, encontra-se desenvolvendo o projeto de pós-doutorado intitulado “Como ler filmes hoje? O Universo Cinematográfico Marvel (Os Vingadores): circulação e reatualização dos discursos”, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu / UFPE), sob a supervisão da professora doutora Rosângela Tenório.

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Publicado

2021-04-12