As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias
Palavras-chave:
Discurso, Redes sociais, Divulgação, CirculaçãoResumo
As redes sociais são ambientes virtuais nos quais sujeitos se relacionam instituindo uma forma de sociabilidade que está ligada à divulgação e à própria formulação do conhecimento. A sociabilidade nas redes sociais, como o Orkut, o Facebook e o Twitter não têm as mesmas condições de produção que a sociabilidade em espaços escolares ou universitários, por exemplo, pois o imaginário que rege essas relações é diferente daquele que rege as relações nas redes sociais. Nas redes, esse imaginário diz respeito a um modo de constituição do sujeito que passa pela formulação e circulação de um conhecimento do mundo, de um saber. É desse modo que as redes sociais serão, aqui, objeto de análise, a fim de compreendermos como, através delas, o sujeito do conhecimento se constitui à medida que dá visibilidade/formula/divulga e produz conhecimento.Downloads
Publicado
2012-02-13
Edição
Seção
Artigos