Olhares enunciativos no discurso literário: uma análise das capas de “Dom Casmurro”

Autores

  • Nádea Regina Gaspar
  • Pedro Ivo Silveira Andretta

Palavras-chave:

Análise do discurso, Discurso literário, Capas de livros, “Dom Casmurro”, Olhares femininos

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender de que modo o conteúdo escrito de um texto literário se apresenta nas imagens das capas que o ilustram, considerando as suas várias edições e tendo em vista identificar enunciados discursivos por meio da relação entre os pronunciamentos verbais do texto e os não verbais das capas. Com isso se averiguará como os enunciados encontrados nessa relação gestaram e geraram um determinado discurso sobre o texto, já que as capas funcionam no domínio da ordem dos “saberes”, diferenciando-se da narrativa escrita, que opera como matéria-prima da ciência literária. Recorreremos, para tanto, à teoria arqueológica de Michel Foucault (2008), em seu entendimento sobre “enunciado”, “formação discursiva”, “Ciência e Saber”, lançando nosso olhar para uma série de capas que revestiram as várias edições da obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, publicadas nos séculos XX e XXI. Como resultados foram identificados alguns enunciados que formaram um dos discursos presentes no texto e nas capas sobre “os olhares femininos”.

Biografia do Autor

  • Nádea Regina Gaspar
    Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/Linha de pesquisa em Linguagens, Comunicação e Ciência UFSCar. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.
  • Pedro Ivo Silveira Andretta
    Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2012-02-13