VOZES DO MUNDO DO TRABALHO NAS OBRAS DE LUIZ RUFFATO E RONIWALTER JATOBÁ

Autores

Palavras-chave:

Literatura brasileira, conflito social, análise discursiva.

Resumo

Este estudo se baseia nas ideias de Mikhail Bakhtin e o Círculo russo, que percebem a linguagem e sua interação com o contexto. A partir dessa base teórica, analisa as obras No chão da fábrica, de Roniwalter Jatobá, e De mim já não se lembra, de Luiz Ruffato, escritores brasileiros do século XX, focalizando a vida laboral de personagens de estratos sociais economicamente desfavorecidos, advindos de regiões pobres do país em sua trajetória até São Paulo em busca de melhoria de vida. Detém-se em suas falas, em que avultam as contradições de classe social, visto que as condições degradantes de trabalho em que estão inseridos nas atividades fabris entram em conflito com certo ideário enobrecedor do universo laboral. O discurso enaltecedor do trabalho de estrato burguês é assimilado pela classe trabalhadora, mas entra em conflito com a realidade inóspita do cenário laboral, ocasionando um deslocamento do discurso em relação à práxis cotidiana.

Biografia do Autor

  • Angela Maria Rubel Fanini, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ/ CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPUS ANDRADE, UNIANDRADE.
    Professora de Pós-Graduação em Letras e em Programa Interdisciplinar. Bolsista em produtividade em pesquisa CNPq. Doutora em teoria da literatura, UFSC, 2003.

Downloads

Publicado

2022-01-25